Autoria do Livro de Mórmon: Frases únicas de vários profetas

Há muito escrito sobre quem é o verdadeiro autor do Livro de Mormon (LDM), tentando responder a perguntas como “Foi Joseph Smith que o escreveu?” “Joseph recebeu ajuda dos outros?” “Alguém além de Joseph o escreveu?” Algumas destas perguntas foram examinadas usando análises de “wordprint” para identificar quem escreveu o LDM (ver fairmormon). Enquanto não sou especialista nem tenho abilidade fazer análises de wordprints, há muitas frases idiomáticas que são encontradas nas palavras dos profetas do LDM que podem contribuir à crenҫa que seria muito difícil para Joseph prestar tanta atenҫão as detalhas dos escritos individuos de cada profeta achado no LDM. Os seguintes são algúns exemplos de frases que são únicas a profetas específicos no LDM:

  1. Em meio a tuas congregacões = Único ao profeta Zenos

O profeta Zenos é citado pelo menos três vezes no LDM e o estilo de cada citaҫão parece muito diferente que os escritos de qualquer outro profeta no LDM. Em esta situaҫão, o profeta Zenos se usa a frase seguinte:

  • “ Sim, ó Deus, foste misericordioso para comigo e ouviste os meus clamores em meio a tuas congregaҫões” (Alma 33:9)

A palavra “congregaҫão” está usado em somente uma outra instância no LDM nos capítulos de Isaías (2 Néfi 24:13/Isaías 14) e é achado apenas uma vez no Novo Testamento (Atos 13:43). A palavra aparece 333 vezes no Velho Testamento, e a mesma frase “em meio a tuas congregaҫões” é achado várias vezes (Números 16:47/Salmos 22:22/Provérbios 5:14). É interessante que esta frase seja achado apenas uma vez no LDM enteiro nos escritos do profeta Zenos, quem viveu muitos anos antes que Leí e sua família escapou Jerusalém, que linguagem é consistente com a linguagem do Velho Testamento.

  1. Desviado o coraҫão = Único ao profeta Zenos

Esta é uma frase interessante porque tem versões semelhantes que são achados algumas vezes no Velho Testamento (se ver 1 Samuel 12:20-21) mas ningumas são achadas no Novo Testamento nem nos escritos de outros profetas no LDM. Contribuindo a esta frase única é que é consistente com a contenҫão que Zenos existiu antes que 500 A.C. e possivelmente antes de Isaías. Os profetas do LDM tipicamente usam a frase “duro de coraҫão.”

  • “crucificam o Deus de Israel e desviam o coraҫão, rejeitando sinais e maravilhas” (1 Néfi 19:13)
  • “E por terem desviado o coraҫão, diz o profeta, e desprezado o Santo de Israel” (1 Néfi 19:14)
  • “não mais voltarem o coraҫão contra o Santo de Israel” (1 Néfi 19:15)
  1. Grande Criador = Único ao profeta Jacó

A palavra “Criador” é usado dez vezes no LDM, e apenas duas vezes no Novo Testamento e três vezes no Velho Testamento. Somente o profeta Jacó adiciona o adjetivo “grande” antes de dizer “criador.” Mesmo que não seja por si mesmo uma coisa maravilhosa, é muito interessante que aparece nos escritos de Jacó em 2 Néfi 9 e trinta páginas depois em Jacó 2. Não é somente único a Jacó, mas é único com a passagem do tempo no processo da traduҫão por Joseph Smith.

  • “porque é requerido do grande Criador que sujeite ao homem na carne” (2 Néfi 9:5)
  • “para que seja cumprido o plano misericordioso do grande Criador” (2 Néfi 9:6)
  • “portanto, em que sois vós melhores do que eles aos olhos de vosso grande Criador?” (Jacó 3:7)
  1. O Senhor Onipotente = Único ao rei Benjamim

Quando o rei Benjamim se convida seu povo fazer convênio tomar sobre si o nome de Cristo, ele e seu povo ambos se referem a Cristo como “o Senhor Onipotente.” A palavra “onipotente” aparece seis vezes no LDM, e todos são achados no discurso do rei Benjamim, e apenas uma vez em todas as outras escrituras (Apocalipse 19:6, “pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina (a traduҫão em inglês diz “onipotente” em vez de “todo-poderoso”)).

  • “com poder, o Senhor Onipotente que reina, que era e é de toda a eternidade para toda a eternidade” (Mosias 3:5)
  • “a não ser em nome e pelo nome de Cristo, o Senhor Onipotente” (Mosias 3:17)
  • “pelo sangue expiatório de Cristo, o Senhor Onipotente” (Mosias 3:18)
  • “a não ser por meio de arrependimento e fé no nome do Senhor Deus Onipotente” (Mosias 3:21)
  • “por causa do Espírito do Senhor Onipotente que efetuou em nós” (Mosias 5:2)
  • “para que Cristo, o Senhor Deus Onipotente, possa selar-vos como seus” (Mosias 5:15)
  1. O Grande Deus = Único ao rei Ânti-Néfi-Leí

Há muitas vezes em que o Velho e Novo Testamentos tem a frase “grande Deus” (Salmo 95:3/Tito 2:13), mas é usado somente por uma pessoa no LDM; pelo rei Ânti-Néfi-Leí, um Lamanita, em seu discurso ao seu povo convidando-os que fazem convênio a não usar suas espadas para matar seus inimigos. Hà apenas duas outras frases semelhantes no LDM (Helamã 12:8: “nosso grande e eterno Deus”/Helamã 13:18 “nosso grande e verdadeiro Deus”), mas é interessante porque uma dessas frases foi dito por um Lamanita, e o outro por Mórmon, que esteve para escrever sobre Samuel o Lamanita um capítulo depois. É minhia opinião que o rei Ânti-Néfi-Leí se refere ao “grande Deus” por causa da crenҫa Lamanita que existe um “grande Espírito,” que aprendem que é o “grande Deus” quando Amon pregou ao rei Lamôni (Alma 18:24-29).

  • “Agradeҫo a meu Deus, meu amado povo, que o nosso grande Deus em sua bondade tenha mandado estes nossos irmãos” (Alma 24:7)
  • “E eis que agradeҫo a meu grande Deus por ter-nos dado uma porҫão de seu Espírito” (Alma 24:8)
  • “E agradeҫo também a meu Deus, sim, meu grande Deus” (Alma 24:10)
  • “E o grande Deus teve misericórdia de nós e deu-nos a conhecer estas coisas” (Alma 24:14)
  1. O Senhor dos Exércitos = O Senhor advertindo o seu povo de sua destruiҫão

A frase “Senhor dos Exércitos” nunca aparece no Novo Testamento porém é achado frequentemenete no Velho Testamento. No LDM, a frase “Senhor dos Exércitos” aparece ao citar secҫões do Velho Testamento ou nos casos seguintes de citaҫões únicas ao Senhor, achado em Helamã, Jacó, e brevemente em 2 Néfi. Não é achado nos escritos de qualquer outro profeta no LDM a não ser que estão citando Deus.

2 Néfi = Profecias da morte de Cristo

  • “serão tragados pelas profundezas da terra, diz o Senhor dos Exércitos” (2 Néfi 26:5)
  • “o dia que hé de vir os consumirá, diz o Senhor dos Exércitos” (2 Néfi 26:6)
  • “Mas eis que se os habitants da Terra se arrependerem de suas iniquidades e abominaҫões, não serão destruitods, diz o Senhor dos Exércitos” (2 Néfi 28:17)

Helamã 13: 8-21 = Samuel o Lamanita convidando os Nefitas para arrependerem-se

  • “E eis que uma maldiҫão cairá sobre a terra, diz o Senhor dos Exércitos, por causa do povo que está na terra” (Helamã 13:18)
  • “E acontecerá, diz o Senhor dos Exércitos, sim, nosso grande e verdadeiro Deus” (Helamã 13:18)
  • “então chorareis e pranteareis naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos” (Helamã 13:32)

Jacó 2:23-33 = Jacó convida os Nefitas para arrependerem-se

  • “E as libertinagens são para mim abominaҫão; assim diz o Senhor dos Exércitos” (Jacó 2:28)
  • “Portanto este povo guardará os meus mandamentos, diz o Senhor dos Exércitos, ou a terra será amaldiҫoada por sua causa” (Jacó 2:29)
  • “Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo” (Jacó 2:30)
  • “E nao permitirei, diz o Senhor dos Exércitos, que o lament das belas filhas deste povo que tirei da terra de Jerusalém suba a mim contra os homens de meu povo, diz o Senhor dos Exércitos” (Jacó 2:32)
  • “até mesmo destruiҫão; porque eles não cometerão libertinagens como os antigos, diz o Senhor dos Exércitos” (Jacó 2:33)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s